7 de jul. de 2013

A importância de um projeto luminotécnico

Ambiente das profissionais Deisi Priori e Débora Costa na Casa Cor SC 2011 - Foto: Cícero Viégas


A importância de um projeto luminotécnico bem executado vai além de “clarear espaços com luz artificial”.
A iluminação em projeto arquitetônico,realça cores e enfatiza objetos ou pontos expressivos do ambiente, e tem o poder de remeter nossos sentidos ao estilo de ambiente e clima desejado pelo autor do projeto. Dependendo da tonalidade e intensidade de luz utilizada.

Da iluminação também depende a funcionalidade de um ambiente, por isso, antes de iluminar um espaço, é importante que um profissional faça um programa de necessidades; deve-se considerar o que se faz no ambiente e que quantidade de luz se faz necessária para a realização dessa atividade de forma eficiente e confortável.

Algumas dicas:

- Luzes direcionadas são ótimas para destacar objetos ou texturas.

- Na iluminação exterior, deve-se pensar em segurança. Balizadores são indicados para demarcar caminhos, escadas e passagens de nível. O projeto deve ser executado com luminárias próprias, resistentes a intempéries.

- Sustentabilidade é palavra de ordem! Sendo assim, a luz natural deve ser explorada ao máximo com utilização de grandes aberturas e materiais translúcidos. A utilização de lâmpadas LED vem de encontro com a sustentabilidade que apesar de mais caras, compensam pela economia de energia e longevidade.

- LUZ CERTA NA INTENSIDADE, TONALIDADE E LOCAL CERTO, FAZ TODA A DIFERENÇA.